Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Inspiração
29 de Março de 2019
Método 5S
« Outras notícias

Organizar a mesa do escritório não é uma tarefa tão simples quanto parece, muitas vezes queremos deixar todos os materiais que utilizamos no dia a dia ao nosso alcance, porém toda essa praticidade se perde e dá lugar um verdadeiro caos com muito objetos e itens que não são tão úteis assim e que acabam ocupando todo espaço livre. O que pode ajudar é a utilização do método de 5S que foi desenvolvido no Japão e ajudou muitas empresas a obterem mais resultado por meio desse procedimento de organização. Esse nome se dá, pois, seus 5 pilares começam com a letra S, vamos explicar cada um deles:

 

Seiri — Senso de utilização
O primeiro passo é eliminar tudo o que não contribui para produtividade, o que realmente é útil do que não é, esse é o princípio básico rumo a organização

 

Seiton — Senso de organização
Para evitar a bagunça, o temos que definir um lugar para cada coisa e que cada uma sempre fique em seu lugar, assim se evita o excesso de itens em um único espaço...

 

Seiso — Senso de limpeza
Limpeza aqui é a palavra de ordem, fazer a manutenção da limpeza parece algo muito simples mas faz uma grande diferença no ambiente.

 

Seiketsu — Senso de saúde e higiene
Criar regras para manter a limpeza e a organização,  pois do contrário em poucos dias a bagunça se estabelece novamente.

 

Shitsuke — Senso de disciplina
Por último é criar a consciência de responsabilidade pelo seu espaço e pelas regras que criou, respeitando os padrões estabelecidos e recriando os dia após dia.