Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Construção e Arquitetura
12 de Dezembro de 2018
Vantagens e Desvantagens das Casas de Madeira
« Outras notícias

Os Estados Unidos são reconhecidamente o país que mais se utiliza da madeira para a construção de casas. Lá, a abundância desse material possibilita uma forma econômica e sustentável de moradia, já que o reflorestamento é obrigatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A madeira é um ótimo isolante térmico. Ou seja, no calor, o interior da casa não aquece tanto quanto uma casa de tijolos. Já no inverno, a madeira absorve menos as baixas temperaturas, e os aquecedores (muito utilizado nas residências em todo o hemisfério norte) funcionam melhor na dissipação do calor pela madeira.

 

Vantagens das casas em madeira

 

Custo

A construção de uma casa de madeira não necessita de cimento, argamassa, tijolos, pedreiros e outros itens comuns das casas de alvenaria. No geral, a economia pode chegar até a 50%, dependendo do projeto que você deseja. Se a casa não for pré-fabricada, é de suma importância a contratação de um engenheiro e arquiteto.

 

Tempo de construção

A construção de uma casa de madeira é bem mais rápida do que as de alvenaria. Se sua intenção for ter uma residência como as americanas, provavelmente levará mais tempo construindo o porão (basement), que deve ser feito de cimento e tijolos, do que o restante da casa. Em média, uma empresa especializada leva de 35 a 70 dias para erguer uma casa de madeira, dependendo do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais conforto térmico

Como dito anteriormente, a madeira é um excelente isolante térmico. Logo, você poderá até mesmo economizar em aparelhos de ar-condicionado e aquecedores, uma vez que o interior da casa manterá uma temperatura neutra, sem incômodos.

 

Desvantagens das casas em madeira

 

Barulhos

A madeira é uma boa isolante acústica, mas isso não impede que ela própria gere ruídos. Isso porque a mudança de temperaturas faz com que ela se contraia e expanda, originando barulhos (estalos e rangeres) que podem ser incômodos para pessoas que zelam por mais silêncio.

 

Cuidados e manutenção

Como é de amplo conhecimento, a madeira é um alvo para algumas pragas, como o cupim. Por isso, antes de iniciar a construção, é importante avaliar se a área abaixo da casa possui esses insetos. Caso sim, é preciso fazer o combate aos cupins antes da obra começar. Assim como o cuidado antes, a manutenção da madeira após a construção também é essencial. Na parte externa da casa, deve-se aplicar verniz especial a cada 3 anos. Já em seu interior, essa aplicação pode ser feita a cada 15 anos.

 

 

E aí, gostou de conhecer mais sobre as casas de madeira? Temos diversas opções de lugares onde elas ficarão lindas!