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Dúvidas e Orientações
Reservamos este espaço para você encontrar de maneira fácil algumas das perguntas mais frequentes, com o objetivo de ajudá-lo a obter respostas de forma rápida. Esperamos poder abreviar nosso tempo de resposta para as suas dúvidas e assim, intensificar nosso relacionamento com você. Confira as respostas das perguntas, classificadas por tema e se ainda precisar, entre em contato conosco.
Associação de Moradores
Junho, 2018

O que é uma Associação de Moradores?

Os loteamentos fechados possuem uma Associação de Moradores, em que todos os compradores aderem e fazem parte. Essa entidade é responsável pela integração e convívio entre os proprietários. Sua principal função é zelar pela manutenção, limpeza e segurança de todo o empreendimento, além de identificar, mapear e implementar eventuais melhorias, sempre após a validação de seus Associados. Cabe também a essa entidade atuar na defesa e representação dos Associados perante os poderes públicos competentes,concessionárias de serviços públicos, autarquias e demais órgãos.


Como funciona a Associação de Moradores?

Cada Associação possui um estatuto. Para entender melhor o funcionamento, consulte a do seu loteamento.

Atualização Cadastral
Maio, 2019

Como faço para atualizar meu cadastro?

Nunca deixe de manter seus dados cadastrais sempre atualizados porque eles são imprescindíveis para a nossa comunicação.
Entre em contato a Central do Cliente GSP.
E-mail: [email protected]
Telefone: 0800 003 9300.

Certidão de Matrícula
Abril, 2019

O que é Certidão de Matrícula de imóvel?

É a identificação do Imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Nela consta a descrição do imóvel com características e metragens, histórico de vendas e compras, dados de antigos e atuais proprietários, além da existência de algum ônus real, por exemplo, hipoteca.

Cessão de Direitos
Março, 2019

O que é Cessão de Direitos?

Cessão de Direitos é o instrumento pelo qual o Cedente transfere ao Cessionário todos os direitos e obrigações decorrentes docontrato celebrado.


Como faço para transferir o meu terreno para outra pessoa, ainda com financiamento e Contrato deCompromisso de Compra e Venda?

A transferência do instrumento particular de compra e venda e alienação fiduciária em garantia pode ser feita por meio deum instrumento particular de cessão e transferência. Entre em contato com a Central do Cliente GSP: envie um e-mail [email protected] ou, se preferir, ligue para 0800 003 9300.


O que é ITBI?

ITBI é o imposto sobre a transmissão de bens imóveis, realizada “inter vivos” por ato oneroso que deve ser pago ao município onde está localizado o imóvel.


O que é necessário para se efetivar a transferência?

Para o comprador e cônjuge (quando houver), CÓPIAS SIMPLES dos seguintes documentos:

- RG e CPF;
- Comprovante de Residência (De preferência, a conta de luz);
- Certidão de Nascimento (se solteiro), Casamento (se casado), ou Averbada (se Divorciado/Separado);

Obs.: Certidões de Casamento sob o regime “Comunhão Universal de Bens” precisam obrigatoriamente estar acompanhadas da Escritura do Pacto Antenupcial e do Registro deste Pacto em cartório.

Para o Cedente, os seguintes documentos ORIGINAIS:

- Certidão Negativa de Débitos Municipais (Retirar coma Prefeitura / Casa do Cidadão ou Dívida Ativa);
- Certidão Descritiva do lote (Retirar com oCartório de Registro de Imóveis).Importante: As certidões devem estar devidamente atualizadas.

PROCURAÇÃO ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA

Será necessária também a apresentação do RG/CPF/Comprovante de residência do Procurador;
A Procuração deverá ser Pública, ou seja, feitaem Cartório. Importante: A Procuração perde a validade após 90 dias e é necessário apresentar a original ou uma cópia autenticada.
Obs.: Se o procurador representa o comprador, deverá obrigatoriamente dar poderes também para alienar o lote. Caso o procurador seja o próprio comprador do lote, deverá dar poderes para transmitir posse, inclusive a si próprio.

PARCELAS MENSAIS

Obs.: Não será aceito ou iniciado nenhum processo de transferência com a existência de parcelas em atraso. O processo será descontinuadocaso alguma parcela fique em aberto no decorrer do mesmo. Portanto, nunca deixe de fazer o pagamento.

ANÁLISE DE CRÉDITODOCESSIONÁRIO

Uma vez que haveráanálise de crédito do(s) cessionário(s), solicitamos os 03 (três) últimos comprovantes de renda (holerites ou extrato de conta bancária). O valor da parcela mensal deverá representar no máximo 30% da renda do Cessionário;
Será feita uma análise de restrições junto ao SPC/Serasa.

TAXA DE TRANSFERÊNCIA

A taxa de transferência é equivalente a 2% do valor do contrato e o pagamentodeverá ser efetuado via boleto bancário emitido pela empresa após a entrada do processo de transferência.

PRAZO

O prazo para assinatura e reconhecimento de firma do (s) cedente (s) e cessionário (s) na minuta de transferência é de 48 horas. O processo será cancelado caso este prazo não seja cumprido.

Construção
Fevereiro, 2019

Como faço para solicitar a ligação de energia?

A solicitação da ligação da rede de energia elétrica deverá ser feita diretamente na concessionária local assim que o projeto for aprovado perante a Prefeitura Municipal ou perante aAssociação de Moradores (quando houver).


Como posso solicitar a ligação de água e esgoto?

Tal solicitação deverá ser solicitada diretamente à concessionária do serviço público da sua cidade (Sabesp, Sanasa, SAAE ou Serviço Autônomo Municipal).


Onde posso me informar sobre as regras de construção?

É imprescindível seguir as exigências e posturas da Prefeitura Municipal. No caso de loteamentos fechados, é importante consultar suas normas específicas tanto para elaboração quanto para construção dasua casa. Essas normas estão dispostas no “Código de Edificação” descrito ao longo de seu contrato. Importante: para loteamentos abertos ou fechados, os projetos devem ser encaminhados à Prefeitura Municipal para aprovação.


Quando posso iniciar a minha construção?

Você poderá iniciar a construção logo após a emissão do TVO (Termo de Vistoria de Obras) emitido pela Prefeitura Municipal. Este documento será emitido em até 90 (noventa) dias após a conclusão das obras de infraestrutura pela GSP.


Quem é responsável pela demarcação dos lotes?

Todos os lotes são entregues devidamente demarcados pela empresa. Antes de iniciar sua obra, certifique-se da correta posição dos lotes,consultando umprofissional técnico habilitado. Caso não existam demarcações, o profissional contratado estará apto para a identificação correta das medidas, evitando problemas, tais comoinvasão do lote vizinho ou construção incorreta.

Contrato
Janeiro, 2019

O que é um distrato?

O distrato é o instrumento pelo qual se extinguem as obrigações estabelecidas em um contrato celebrado anteriormente.


Como posso solicitar o distrato do meu terreno?

Entre em contato com a Central do Cliente GSP enviando um e-mail para [email protected] ou pelo telefone 0800 003 9300.


Qual a diferença entre compromisso particular de compra e venda, e instrumento particular de compra e venda e alienação fiduciária em garantia?

Nos Compromissos de Compra e Venda,a escritura definitiva é outorgada após a quitação do seu saldo devedor. Nos instrumentos particulares de compra e venda e alienação fiduciária, a escritura é lavrada no ato da compra e o terreno mantém-se alienado fiduciariamente ao vendedor até a conclusão do pagamento do saldo.


Qual é o índice de correção do meu contrato?

O índice de correção a ser aplicado está previsto no quadro resumo do instrumento particular de compra e venda e alienação fiduciária.


Qual é o prazo para receber a minha via do contrato?

Após a assinatura do contrato e todos os trâmites internos, a GSP Loteamentos encaminhará sua via no prazo de até 90 (noventa) dias. Em alguns casos é possível retirar a sua via do contrato com o coordenador de vendas.

Dúvidas Financeiras
Dezembro, 2018

Receberei algum documento após a quitação de minha unidade?

Após a quitação do saldo devedor, a GSP emitirá a outorga, que autoriza o cliente a lavrar a escritura do terreno. Você terá 90 (noventa) dias após a emissão para fazer isto. Após a quitação,solicite este documento à Central do Cliente GSPenviando um e-mail para [email protected] ou pelo telefone 0800 003 9300.


Como confirmar meu saldo devedor?

Entre em contato com a Central do Cliente GSPenviando um e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 003 9300.


Como pagar prestações em atraso?

Para parcelas vencidas ematé 29 dias, entre em contato com o Departamento de Cobrança da GSP. Para parcelas vencidas após este período, você deverá entrar em contato com a assessoria de cobrança indicada pela empresa. Para esclarecer mais dúvidas, procure a Central do Cliente GSP.


Como posso fazer a quitação do meu saldo?

Entre em contato com a Central do Cliente GSPenviando um e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 003 9300 e solicite o cálculo. O pagamento será feito viaboleto bancário emitido pela GSP.


Como posso solicitar a 2ª via de boletos?

Entre em contato com a Central do Cliente GSP enviando um e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 003 9300.


É possível alterar a data de vencimento das minhas parcelas?

Todas as solicitações serão avaliadas pelo departamento financeiro uma vez que deverão respeitar, necessariamente, as datas de vencimentopré-definidaspela empresa. Em caso de eventual aprovação, será cobrada uma taxa de serviço para a elaboração do aditivo contratual.


O que é DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado)é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes Pessoas Físicas e Jurídicas sejam recebidos eletronicamente. Porém, para efetivação do pagamento, o sacado deve programar e autorizar o mesmo. Importante: para ser cadastrado ou descadastrado no DDA,entre em contato com o gerente do seu banco.


Porque devo pagar a taxa de administração do financiamento?

Porque ela cobre o custo da manutenção da carteira de recebíveis de longo prazo.


Posso alterar as condições de financiamento do meu contrato?

Todas as solicitações serão avaliadas pelo departamento financeiro uma vez que deverão respeitar, necessariamente, as datas de vencimento pré-definidas pela empresa. Em caso de eventual aprovação,será cobrada uma taxa de serviço para a elaboração do aditivo contratual.


Posso fazer o pagamento antecipado de parcelas?

Sim. As parcelas poderão ser antecipadas, das últimas para as primeiras. Entre em contato com a Central do Cliente GSPenviando um e-mail para [email protected] ou pelo telefone 0800 880 4755 e solicite o cálculo. Os pagamentos serão feitos via boletos bancários emitidos pela GSP.


Posso pagar a parcela com o boleto vencido?

Caso a parcela em questão esteja vencida dentro do mês, você poderá efetuar o pagamento no banco emitente do boleto, mediante cálculo dos encargos contratuais.

Escritura
Novembro, 2018

Como faço para obter a escritura definitiva de uma venda feita por meio de Alienação Fiduciária?

Uma vez que a escritura já tenha sido outorgada no momento da venda, após a finalização dos pagamentos, basta solicitar o cancelamento da Alienação fiduciária e apresentá-lo ao Cartório de Registro de Imóveis da Comarca do empreendimento para baixa da alienação.


Como faço para obter a escritura definitiva de uma venda feita por meio de Compromisso de Venda e Compra?

Após a conclusão do pagamento do preço estabelecido no contrato, a GSP Loteamentos emitirá a autorização para outorga. Você deverá levar este documento ao cartório de registro de imóveis para que a escritura definitiva seja lavrada em seu nome.


Já vendi meu terreno e gostaria que a escritura fosse outorgada diretamente ao novo proprietário. Como faço?

A GSP Loteamentos não fornece a escritura definitiva para terceiros, ou seja, ela é outorgada para o proprietário atual constante em contrato. Caso o cliente esteja com o seu terreno quitado e negociando seu imóvel com terceiros, poderá lavrar a escritura de venda e compra e cessão recolhendo os impostos competentes.


Por que registrar a escritura do imóvel?

O Registro garante seus direitos perante a sociedade e ao Estado. Conforme o Código Civil, a aquisição de um imóvel depende do registro da escritura, que é a formalização da venda especificada na matrícula do imóvel, quando a titularidade do mesmo é definitivamente transferida.


Posso utilizar qualquer cartório para escriturar o terreno?

Sim, desde que a minuta da escritura tenha anuência do Departamento Jurídico da GSP Loteamentos.

IPTU
Outubro, 2018

O que é IPTU?

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana. Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade do imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana. Para mais informações referentes ao IPTU do seu terreno, entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e tire todas as suas dúvidas.


A partir de qual momento me torno responsável pelo pagamento do IPTU do (s) meu (s)terreno (s)?

Você se torna responsável pelo pagamento do IPTU a partir da assinatura do contrato.

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