Mais do que aumentar o seu patrimônio, ao comprar um terreno em loteamento, você está investindo no seu futuro de uma forma planejada e segura. Afinal, os lotes continuam sendo um dos investimentos mais rentáveis e protegidos do mercado.
No entanto, alguns pontos devem ser considerados para garantir um bom negócio sem dor de cabeça. Continue a leitura e saiba o que não fazer nessa hora.
Quer comprar um terreno em loteamento? Evite esses erros!
Se você está procurando um terreno para comprar e construir sua residência, já deve ter recebido dicas como “Planeje seu orçamento familiar” ou alguma outra orientação do que você deve fazer para comprar sem se arrepender.
Mas, e quando se trata do que você não deve fazer? Não sabe quais são os erros mais comuns ao adquirir um lote? Confira abaixo!
1. Não ter uma reserva financeira
Ao contrário do que muitos pensam, planejamento financeiro é mais do que saber se você tem renda suficiente para pagar as contas do mês, principalmente, se você deseja adquirir um terreno.
Uma reserva financeira vai te deixar mais seguro para assumir esse compromisso, afinal, esse dinheiro guardado vai garantir que você não entre em apuros se acontecer um imprevisto.
2. Deixar de pensar no futuro
Comprar um terreno só por comprar não é a melhor das estratégias. Antes de fechar o negócio, faça planos para o seu futuro e da sua família e veja como o terreno pode se encaixar neles.
Além disso, lembre-se também de planejar os custos com a construção e decoração da sua futura residência.
3. Não pesquisar a fundo a localização e as características do loteamento
Morar em um loteamento bem localizado e que ofereça tudo o que você precisa para viver bem com a sua família é essencial para ter qualidade de vida.
Por esse motivo, conheça bem a localização, como é o fluxo de carros e pedestres, se o bairro oferece comércios e serviços básicos, etc.
4. Assinar o contrato sem ler
É bastante comum um comprador fechar o negócio sem ler o contrato de compra e venda com atenção; ou até lê, mas fica sem entender o que as informações significam.
Por esse motivo, antes de efetivar a compra através da assinatura, leia todo o documento. Caso seja necessário, peça um tempo para fazer isso de uma forma que deixe você mais confortável.
5. Esquecer de outras taxas atreladas a compra do terreno
Outro erro comum é esquecer das despesas futuras que também estão atreladas a compra do terreno, como a transferência da propriedade para o seu nome e outras documentações obrigatórias.
Tudo isso também deve estar incluso no seu orçamento.
6. Desconsiderar ajuda especializada
Em alguns casos, com o objetivo de economizar na compra, o comprador prefere realizar o processo sem o auxílio de um corretor de imóveis, o que, muitas vezes, pode resultar em um gasto ainda maior.
O corretor é o profissional que mais entende do assunto, podendo, inclusive, direcionar para você os terrenos que sejam mais próximos ao que você procura. Ou seja, todo o processo fica muito mais fácil.
7. Não conhecer o histórico da loteadora
Saber mais sobre a loteadora responsável pelo terreno é fundamental para fazer uma compra segura.
Pesquise informações como: quanto tempo a empresa está no mercado, quais loteamentos já foram entregues, avaliações e depoimentos de clientes.
8. Comprar por impulso
Se você está procurando o melhor lugar para morar com sua família, pesquise bem as opções disponíveis e não se deixe levar pela empolgação dos primeiros empreendimentos visitados.
Visite os terrenos mais de uma vez, compare as características deles e faça a melhor escolha quando estiver pronto para decidir.
Adquira seu terreno com facilidade na GSP Loteamentos
Loteamento Parque do Lago em Camboriú (SC).
Agora que você sabe o que não deve fazer na hora de comprar um terreno em loteamento, venha conhecer as oportunidades da GSP Loteamentos.
São diversos empreendimentos em localizações estratégicas, com áreas de lazer completas e total segurança para você viver tranquilo com a sua família. Acesse a página de loteamentos e escolha o seu!