Ao pensar em uma nova moradia, é comum ficar em dúvida sobre o que diferencia um loteamento aberto de um fechado, afinal, eles podem ser muito parecidos em alguns aspectos.
Mas saiba que, apesar disso, esses dois tipos de loteamentos também possuem suas diferenças. Continue a leitura e descubra quais são!
Principais características do loteamento aberto
O loteamento aberto é caracterizado por uma área total fracionada em lotes, onde a construtora projeta e executa toda a infraestrutura básica (rede de energia, pavimentação, redes de água e esgoto).
Após a entrega, o empreendimento passa a ser propriedade da prefeitura municipal, que também se torna responsável por sua conservação e manutenção.
Ou seja, esse tipo de loteamento ajuda a constituir novos bairros em um município, fazendo parte do desenvolvimento da cidade como um todo.
Por ter essa característica, o loteamento aberto pode ser acessado livremente pela comunidade, afinal, ele se torna um bairro e suas vias públicas e áreas de lazer passam a integrar a infraestrutura de mobilidade e lazer do município.
Dessa forma, o morador é proprietário apenas do lote adquirido, sendo permitida a construção de muros somente ao redor do seu terreno.
Uma das vantagens de morar em um loteamento aberto é o seu custo, pois, tanto o preço do próprio lote quanto as taxas são menores, visto que esse tipo de loteamento não possui taxa condominial para manutenção das áreas comuns, por exemplo.
O loteamento aberto faz parte do desenvolvimento da cidade. Imagem: nikitabuida on Freepik.
E o que muda em um loteamento fechado?
Inicialmente, o loteamento fechado possui as mesmas características do aberto, sendo de responsabilidade da prefeitura após a entrega pela construtora.
Porém, nesse caso, há a possibilidade de os moradores solicitarem a constituição de uma associação de moradores, o que adiciona alguns benefícios extras em comparação ao loteamento aberto.
Alguns deles são: possibilidade de controlar o acesso de pedestres e veículos por cancela e portaria, e cercar toda a área do loteamento com muros e cercas.
Mas há um ponto importante: o acesso não passa a ser proibido, mas sim, liberado mediante apresentação de documento.
Além disso, outra mudança é que, ao constituir a associação, os moradores passam a ser responsáveis pela conservação e manutenção das áreas de lazer e da infraestrutura do loteamento, não mais a prefeitura. Dessa forma, é realizada a prestação de contas nas assembleias de moradores.
Uma grande vantagem, dessa vez em comparação ao condomínio fechado, é que o loteamento fechado oferece uma segurança muito parecida com a do condomínio, porém, com a diferença de que a cobrança da taxa condominial não é obrigatória, diferente dos condomínios fechados que possuem essa obrigatoriedade.
No caso do loteamento fechado, a cobrança é realizada de acordo com a escolha do morador em participar ou não da associação. Essa definição é feita na assinatura do contrato de compra e venda.
GSP Loteamentos: escolha o seu terreno
Agora que sabe a diferença entre loteamento aberto e fechado já sabe qual é o ideal para você e sua família!
A GSP está no setor de loteamentos há mais de 35 anos, presente em mais de 8 estados e em 60 cidades, são mais de 60 mil famílias que confiam e acreditam na empresa.
Imagem: Loteamento Fechado Arts Itatiba
Você pode escolher entre lotes fechados como Arts Itatiba, Golden Araçatuba, Reserva da Ilha, Splendido e muito mais. Além dos abertos como: Life2 Uberlândia, Life Charqueada, Villaggio Di Malta, Life Ourinhos e outros, o que não vai faltar é opção e um loteamento pertinho de você.
Para saber todos os loteamentos que a GSP tem disponíveis acesse www.gsp.com.br