No mundo moderno, a tecnologia faz parte das nossas vidas e está presente em praticamente tudo o que fazemos. Mas além da vida pessoal e profissional, nossas casas também podem ser automatizadas e chamamos isso de moradia inteligente.
Você conhece este conceito? Se ainda não, continue a leitura que explicaremos tudo para você!
Moradia inteligente: o que isso significa?
Uma moradia inteligente oferece mais praticidade e conforto.
O conceito de moradia inteligente está atrelado à internet das coisas, ou seja, são equipamentos e outros dispositivos que, quando conectados à internet, funcionam a partir de comandos ou de uma programação realizada previamente.
Por exemplo, o ar-condicionado pode ligar de duas formas: 1) por meio de um comando de voz ou de um dispositivo; 2) ser programado para ligar em um horário determinado, como no horário próximo à chegada do morador na residência.
Em outras palavras, a casa se torna ‘inteligente’ quando também consegue realizar algumas funções sem a necessidade de uma pessoa para dar os comandos.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão buscando transformar suas residências em casas inteligentes, uma vez que essas tecnologias otimizam tempo e proporcionam maior conforto e segurança aos moradores.
A seguir, listamos alguns exemplos de equipamentos que podem ser automatizados. São eles:
1. Geladeiras Smart
Geladeiras Smart fazem parte das moradias inteligentes.
Além de oferecerem diversas comodidades, como um monitor na porta frontal onde é possível assistir à televisão, as geladeiras smart, quando conectadas ao Wi-Fi, conseguem listar os produtos que estão em seu interior e ainda avisar quando estão próximos ao vencimento.
Atualmente, no mercado também há modelos com monitores em que o morador consegue se conectar às redes sociais e fazer compras em comércios online. Tudo com muito conforto e praticidade.
2. Televisores Smart
Pelas TVs Smart, é possível acessar plataformas de streaming diretamente e espelhar vídeos e outros conteúdos do celular através da conexão ao Wi-Fi.
Além disso, também estão disponíveis no mercado as TVs com Inteligência Artificial, uma tecnologia que faz a televisão entender e responder ao comando, como ligar e desligar, aumentar ou diminuir o volume, etc.
3. Lâmpadas e Equipamentos de Segurança
Em uma casa inteligente, as lâmpadas acendem e apagam por comandos ou programação prévia.
As lâmpadas da residência são mais um exemplo de dispositivo que pode ser acionado automaticamente a partir de uma conexão com a internet.
Isso pode ser feito por meio dos ‘interruptores inteligentes’ ou das próprias lâmpadas que podem ser conectadas a uma assistente virtual.
Câmeras de vigilância, fechaduras inteligentes, sensores de presença e outros dispositivos de segurança também podem ser automatizados e ativados ou desativados por comandos, mesmo que o morador não esteja em casa.
4. Cortinas
Todos nós vivemos a época em que as cortinas precisavam ser abertas manualmente para deixar a casa mais iluminada, não é mesmo? Pois em uma moradia inteligente, isso se transforma completamente.
Assim como o ar-condicionado, as cortinas também podem ser automatizadas e programadas para abrir e fechar em horários determinados.
5. Assistente Virtual
Assistentes virtuais auxiliam nas atividades pessoais e da residência.
Por fim, a assistente virtual é mais um dispositivo que chegou ao mercado para transformar qualquer casa em uma moradia inteligente.
Com este dispositivo, o morador consegue controlar o funcionamento de todos os equipamentos conectados à internet na residência.
E mais do que isso: a assistente virtual também auxilia em tarefas pessoais, como incluir lembretes e compromissos na agenda, acessar aplicativos de música, entre outras atividades.
Gostou de saber mais sobre o que é uma moradia inteligente? Sem dúvidas, suas principais vantagens são a praticidade, o conforto e o ganho de tempo no dia a dia.
Acesse o blog e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!