Os empreendimentos horizontais têm se destacado no mercado imobiliário por serem uma alternativa de moradia que contribui para o desenvolvimento das cidades.
E o que caracteriza este tipo de empreendimento? É sobre isso que vamos falar neste texto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Qual a diferença entre empreendimentos horizontais e loteamentos fechados?
Empreendimentos horizontais são compostos por casas, formando um bairro planejado.
Antes de falar sobre empreendimentos horizontais, vamos começar apresentando o que é um loteamento: se trata de um terreno com uma extensa área em metros quadrados dividida em partes. Essas partes são chamadas de lotes.
Ao comprar um lote, o proprietário pode construir sua residência e se tornar um morador local. À medida que mais compradores constroem residências, este loteamento se desenvolve e passa a ser integrado à cidade.
Ou seja, um loteamento é considerado um empreendimento horizontal por dois motivos: primeiro, é construído horizontalmente (se diferenciando dos prédios, que são empreendimentos verticais), e; segundo, tem a características de se transformar em um bairro planejado conforme novas casas e comércios vão sendo construídos no local.
Agora, o que faz um loteamento se tornar um loteamento fechado? Entre as variáveis, se destacam o regimento interno e a segurança.
Em outras palavras, um loteamento fechado é um empreendimento residencial e/ou comercial que possui um regimento interno para estabelecer as regras de convivência e oferece mais recursos e tecnologias para proporcionar maior segurança aos moradores.
Por que os loteamentos fechados estão se destacando no mercado?
A seguir, confira alguns motivos que fazem os loteamentos fechados se destacarem no mercado imobiliário, atraindo mais pessoas que escolhem esse tipo de empreendimento.
1. Mais espaço privativo
No loteamento fechado, a família pode ter uma área externa privativa maior.
Diferente dos apartamentos, em que a maior metragem da área privativa é fechada, no loteamento fechado é possível ter uma área privativa ao ar livre maior, uma vez que o projeto da residência pode incluir um quintal com mais espaço aberto.
Dessa forma, o morador e sua família podem usufruir de uma área externa para o lazer com mais conforto e privacidade.
2. Segurança
Os loteamentos fechados proporcionam maior segurança aos moradores e isso é oferecido por meio de recursos e tecnologias como:
- Câmeras de vigilância;
- Sensores de presença;
- Cercas e muros ao redor do perímetro;
- Cancelas e guaritas para controlar o acesso de pedestres e veículos;
- Entre outros.
Ou seja, esse tipo de empreendimento consegue oferecer a liberdade de morar em uma casa, ter um quintal e mais espaço, sem abrir mão de estar protegido.
3. Maior contato com a natureza local
Área de lazer do Reserva da Ilha Residence, da GSP Loteamentos, em meio a natureza.
Em um loteamento fechado, os moradores conseguem aproveitar a tranquilidade de uma região com vegetação local preservada.
Os empreendimentos horizontais da GSP Loteamentos, por exemplo, são construídos em localidades com natureza abundante, visando oferecer não apenas um terreno para construir uma casa, mas sim, um oásis para você relaxar e curtir seus melhores momentos.
4. Áreas de lazer
Por fim, os loteamentos fechados também possibilitam uma integração maior entre os vizinhos, pois possuem mais áreas de lazer ao ar livre em que as crianças podem brincar juntas e as famílias podem interagir entre si e se conhecer.
Conheça os loteamentos fechados da GSP Loteamentos
Foto aérea do loteamento fechado Arts Itatiba, na cidade de Itatiba/SP.
Somos uma urbanizadora com mais de 36 anos de experiência em empreendimentos horizontais, contando com um grande portfólio de loteamentos fechados em diversas cidades brasileiras.
Conheça alguns deles:
- Reserva da Ilha Residence – Sertaneja/PR
- Arts Itatiba – Itatiba/SP
Acesse a página de loteamentos e conheça todas as oportunidades!