Antes de escolher um terreno para construir sua casa, é importante definir alguns detalhes que podem impactar na construção futuramente, como conhecer os tipos de terreno disponíveis.
Isso porque, dependendo das suas preferências, a topografia do terreno pode dar um charme a mais para sua residência, possibilitando criar um projeto único para sua família.
Confira as diferenças entre as opções e dicas especiais para escolher a ideal.
Quais são os tipos de terreno para construção?
Mais do que conhecer as opções disponíveis, entender as particularidades de cada terreno vai auxiliar você na escolha daquele que melhor atende suas necessidades e preferências.
Afinal, as características do terreno influenciam no projeto da residência, no valor investido na construção, entre outros fatores.
A seguir, você conhecerá os três principais tipos de terreno e suas características.
1. Terreno em Aclive
Terreno em aclive.
O terreno em aclive é caracterizado por ter o fundo mais inclinado do que o nível da rua.
Ou seja, a frente do terreno está no mesmo nível da estrada e “vai subindo” ao longo da sua extensão.
Essa opção de terreno é ideal para quem deseja construir uma residência com uma vista diferenciada, com uma sacada na frente ou terraço, por exemplo.
Além disso, o aclive traz mais imponência para a fachada e a sensação de ser uma residência com bastante espaço.
E se você valoriza a privacidade nas áreas íntimas e de lazer individuais, como dormitórios e piscina, o aclive é um dos tipos de terreno mais indicados.
2. Terreno em Declive
Terreno em declive.
Ao contrário do terreno em aclive, o declive possui inclinação para baixo.
Em outras palavras, a frente do terreno fica no nível da rua e o fundo fica abaixo, formando uma “descida” ao longo da sua extensão.
Esse terreno também oferece uma vista privilegiada dos fundos da propriedade, além de possibilitar a construção de pavimentos inferiores.
Já imaginou ter um espaço para relaxar, uma sala de jogos ou uma adega incrível no subsolo da sua casa? O terreno em declive possibilita isso.
E para quem gosta de ter um belo jardim, a inclinação para baixo facilita a irrigação e o cultivo das plantas.
3. Terreno Plano
Terreno plano.
O terreno plano é caracterizado por ser um terreno “reto”. Isso quer dizer, está no mesmo nível da rua em toda a sua extensão.
Dos três tipos de terreno citados, este é o que oferece melhor custo benefício para construir a residência, pois não exige grandes movimentações de terra ou técnicas complexas para construção da fundação e dos muros de sustentação.
Por conta disso, o tempo total e o valor investido na obra são reduzidos, possibilitando que a residência seja entregue pronta mais rápido.
Por fim, outra vantagem é que o terreno plano facilita a visualização de como a casa vai ficar quando estiver pronta, o que é um ponto positivo para quem tem dificuldade de imaginar a estrutura com antecedência.
Qual é o melhor para você?
A escolha do terreno ideal vai depender do que você e sua família desejam para a futura moradia. Ou seja, quais são as suas necessidades e preferências.
Para definir isso, converse abertamente com sua família sobre o que vocês gostariam que não faltasse na residência.
Você também pode tornar esse momento ainda mais divertido, permitindo que as crianças façam parte da conversa e compartilhem o que elas gostariam de ter na casa nova. Uma ótima forma de fazer elas se sentirem parte da decisão.
Todos os tipos de terreno você encontra na GSP Loteamentos
Parque do Lago, condomínio da GSP Loteamentos em Camboriú (SC).
Agora que você conhece as principais características de cada terreno, venha escolher o seu na GSP Loteamentos!
Nossos loteamentos possuem terrenos com diversas topografias disponíveis para atender o que você precisa e deseja na casa dos seus sonhos.
Fale com nossos consultores e conheça as oportunidades!