Adquirir um lote, seja para morar ou investir, é o desejo de muitas pessoas. E para que a compra seja realizada com tranquilidade, é importante ter em dia toda a documentação para compra do terreno.
Para te auxiliar, preparamos algumas dicas para evitar problemas nessa etapa e conseguir efetuar a compra. Anote as dicas e aproveite!
Como preparar a documentação para compra do terreno?
Documentação para compra do terreno pode ser organizada com antecedência.
Separar os documentos é um dos passos principais para conseguir adquirir um lote com tranquilidade.
Afinal, a validação desses documentos é um requisito para que você seja aprovado na contratação de um financiamento, por exemplo.
Mas, além da sua documentação, você também deve solicitar os documentos do loteamento, do terreno e da loteadora para ter maior garantia e segurança na hora da compra.
Confira 3 dicas para realizar esse processo:
1. Comece a reunir seus documentos durante a negociação
Uma forma de preparar a documentação para compra do terreno sem enfrentar transtornos é já separar os documentos básicos, mesmo que ainda esteja negociando a melhor forma de pagamento.
Deixe os seguintes documentos separados e prontos para serem entregues:
- RG e CPF;
- Certidões de nascimento e casamento (se houver);
- Comprovante de residência;
- Holerites;
- Extratos bancários;
- Declaração do Imposto de Renda.
Organizando o básico com antecedência, você evita ter que fazer tudo correndo se houver alguma irregularidade que você precise resolver antes de entregar os documentos ao corretor de imóveis.
Caso a compra do terreno seja realizada por uma pessoa jurídica, também é necessário apresentar:
- Contrato ou Estatuto Social com todas as alterações;
- Balanço atualizado;
- Documentos pessoais de todos os sócios.
Dessa forma, no caso de pessoa jurídica, você consegue adiantar um passo que poderia levar um tempo maior se fosse realizado mais para frente, uma vez que envolve mais pessoas no processo.
2. Mantenha seu nome e CPF limpos
Pagamento das contas mensais.
Tenha sempre em dia o pagamento das suas contas mensais e suas obrigações com os órgãos públicos para evitar restrições no seu CPF.
Ao contrário, isso pode impedir sua aprovação na contratação de um financiamento, caso seja necessário, e o fechamento do negócio.
3. Confira a documentação do loteamento, do terreno e da loteadora
Além de organizar seus documentos, lembre-se também de solicitar a documentação do loteamento, do lote e da loteadora.
Alguns deles são:
- Registro de Imóveis (R.I) do loteamento liberado;
- Matrícula individual do terreno (caso esteja pronto para construir);
- Certidões negativas de débitos e ações;
- Certidão de quitação de tributos.
Assim, você terá maior segurança e tranquilidade por saber que está adquirindo um terreno regularizado e com todas as licenças devidas aprovadas.
Dica Bônus: considere os custos relacionados à documentação
Calcular os custos da documentação no orçamento evita despesas inesperadas.
Pesquise os custos que você terá para efetivar a negociação e se tornar proprietário do lote. Alguns deles são:
- Registrar o contrato de compra e venda em cartório;
- Pagar impostos relacionados a aquisição do terreno;
- Transferir a propriedade para o seu nome;
- Entre outros custos de responsabilidade do comprador.
Em vista que há outras despesas envolvidas na documentação para compra do terreno, lembre-se de incluir esses valores no seu plano financeiro.
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