Conquistar a moradia própria, seja um terreno ou um apartamento, é o sonho de muitas pessoas. No entanto, quando falamos do ramo imobiliário, existem diversas empresas no mercado, e elas se encaixam nas categorias de urbanizadoras, construtoras e incorporadoras.
Você conhece as diferenças entre elas? Neste texto, vamos explicar os detalhes para você ficar por dentro de tudo!
Qual é a importância de saber diferenciá-las?
Construtoras e incorporadoras têm suas semelhanças e diferenças.
Já parou para pensar se a empresa que você está comprando seu terreno ou imóvel é uma construtora, urbanizadora ou incorporadora?
Este é um tema pouco abordado entre as pessoas no geral, no entanto, é importante conhecer os papéis dessas empresas no mercado imobiliário, a fim de entender suas responsabilidades em um setor tão importante para a economia, como o da construção civil.
Principais diferenças:
1. Incorporadoras
A incorporadora é responsável pelo desenvolvimento de todo o projeto imobiliário, desde a compra do terreno onde será construído o empreendimento até a venda dos terrenos ou imóveis prontos.
Além disso, se responsabiliza pela aprovação das licenças necessárias para a execução da obra, como, por exemplo:
- Registo de incorporação: documento que garante que o empreendimento atende todos os requisitos exigidos por lei para uma construção totalmente segura;
- Cartório de Registro de Imóveis: providencia as licenças e alvarás necessários para dar início a comercialização das unidades após a finalização da obra.
Em outras palavras, a incorporadora é parte fundamental para o desenvolvimento de um empreendimento de qualidade, que esteja totalmente legalizado e ofereça o máximo de conforto aos futuros moradores.
Equipe de profissionais na obra.
2. Construtoras
Apesar de construtoras e incorporadoras terem algumas semelhanças, há diferenças importantes entre elas que precisam ser destacadas.
Como mencionado acima, enquanto a incorporadora é responsável pelo desenvolvimento do projeto imobiliário, a construtora é quem, de fato, executa a obra.
Ou seja, é a construtora, através da sua equipe de profissionais, quem vai levantar a estrutura do empreendimento, realizar as instalações elétrica e hidráulica, e todas as outras etapas que fazem parte de uma construção.
3. Urbanizadoras
As urbanizadoras desenvolvem loteamentos e criam bairros planejados.
Por fim, as urbanizadoras também têm suas semelhanças com as construtoras, com a diferença de que elas executam projetos de loteamentos, desenvolvendo bairros planejados em um município.
Entre as atividades das urbanizadoras, estão:
- Movimentação de terra;
- Construção das redes subterrâneas de água e esgoto;
- Instalação de postes e fiação para rede de energia;
- Pavimentação das ruas.
Essas empresas também foram bastante conhecidas como loteadoras, porém, esse termo tem sido cada vez mais substituído por urbanizadoras.
Conheça a GSP Loteamentos
Andamento da obra do Reserva da Ilha Residence, da GSP Loteamentos.
Agora que você conhece as principais diferenças entre urbanizadoras, construtoras e incorporadoras, apresentamos a você os empreendimentos da GSP Loteamentos, que é uma urbanizadora.
São loteamentos com infraestrutura completa, áreas de lazer para toda a família e localizações privilegiadas em diversas cidades do Brasil.
Conheça alguns deles:
- Parque do Lago – Camboriú/SC;
- Villaggio di Malta – Joinville/SC;
- Reserva da Ilha – Sertaneja/PR;
- Splendido – Uberlândia/MG;
- Arts Itatiba – Itatiba/SP;
- Golden Araçatuba – Araçatuba/SP;
- Life Ponta Grossa – Ponta Grossa/PR;
- Vila Real Exclusive – Uberlândia/MG.
Acesse a página de loteamentos e confira as oportunidades!