Em nosso país, há uma grande influência cultural que incentiva as pessoas a comprarem suas moradias, sendo considerada a realização de um sonho. No entanto, qual é o momento certo para substituir o aluguel pela parcela da casa própria?
Neste texto, vamos apresentar algumas informações para ajudar você nessa decisão. Confira!
Aluguel vs. Financiamento imobiliário: qual a melhor opção?
Há algumas variáveis para considerar antes de optar por um financiamento imobiliário.
Sair do aluguel para assumir um financiamento imobiliário é uma decisão que varia de pessoa para pessoa.
Afinal, além das preferências individuais, as condições do mercado e o cenário econômico também podem influenciar essa escolha.
Um exemplo é a variação da Selic, a taxa básica de juros utilizada como referência para o ajuste das taxas dos financiamentos de imóveis; como os juros acompanham essa variação, nos períodos em que há queda na Selic, o financiamento imobiliário se torna mais atrativo.
Atualmente, estamos em um desses períodos: o ano de 2024 iniciou com a taxa a 11,75% e, atualmente, após a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), realizada em 8 de maio, a Selic está em 10,50%.
Além disso, segundo um relatório da Rico Investimentos, o financiamento imobiliário no longo prazo pode ser mais rentável para a construção de um patrimônio familiar, se comparado à decisão de alugar e investir.
O que mais você deve considerar antes de assumir as parcelas da casa própria?
Família feliz no jardim de casa.
Como mencionado anteriormente, além do mercado, é importante considerar as particularidades de cada pessoa e sua família, a fim de tomar a melhor decisão.
Por esse motivo, avalie também os seguintes pontos:
1. Situação financeira atual
Contratar um financiamento é mais do que pagar apenas as parcelas da casa própria.
Ao assumir esse compromisso, é importante estar seguro de que você vai pagar não só as parcelas, mas também os custos adicionais, como a documentação, as despesas com cartório, a correção anual dos juros, entre outros.
Tudo isso exige que você esteja preparado financeiramente, com o orçamento familiar em dia e sem dívidas no seu nome.
2. Preferências e necessidades pessoais e familiares
Adicionando as preferências do morador, a casa pode se transformar em um refúgio de bem-estar.
Conquistar a casa própria é uma das decisões mais importantes na vida de alguém, afinal, mais do que uma construção, o lugar será transformado em um lar que proporcionará conforto e felicidade.
Dito isso, outro ponto importante é avaliar o que cada morador prefere e necessita na residência, visando torná-la um refúgio para toda a família.
Para isso, você pode analisar o espaço físico (quantidade de cômodos, áreas de lazer, garagens) e, na hora de criar o projeto de interiores, pensar no melhor aproveitamento dos espaços e no uso de tecnologias para facilitar o dia a dia.
Lembrando que também deve se considerar o potencial de valorização imobiliária da localidade escolhida, garantindo um bom negócio para o aumento do patrimônio familiar.
Deseja sair do aluguel? Conheça os terrenos da GSP Loteamentos
Fotomontagem do Vila Real Exclusive, o lançamento da GSP Loteamentos.
Como você pode ver, há algumas variáveis que impactam na sua escolha de deixar de pagar aluguel para conquistar a tão sonhada casa própria.
Tudo vai depender do seu momento atual e das suas preferências.
Se chegou o seu momento e você deseja construir uma residência personalizada especialmente para você e sua família, a GSP Loteamentos pode te ajudar!
Aqui você encontra diversos loteamentos com infraestrutura de lazer completa para toda a família, localizações estratégicas em várias cidades do Brasil e alto potencial de valorização.
Conheça alguns deles:
- Arts Itatiba – Itatiba/SP
- Parque do Lago – Camboriú/SC
- Villaggio di Malta – Joinville/SC
- Reserva da Ilha Residence – Sertaneja/PR
- Vila Real Exclusive – Uberlândia/MG
Acesse a página de loteamentos e conheça todas as nossas oportunidades!